Freguesia de Macieira da Lixa e Caramos em destaque nos jornais e rádio

In “Expresso de Felgueiras” 

http://www.expressofelgueiras.com/macieira-da-lixa-e-caramos-poupa-5-000-euros-as-familias-no-preenchimento-do-irs/

http://www.expressofelgueiras.com/macieira-da-lixa-e-caramos-poupa-5-000-euros-as-familias-no-preenchimento-do-irs/

Macieira da Lixa e Caramos poupa 5.000 euros às famílias no preenchimento do IRS

A União de Freguesias de Macieira da Lixa e de Caramos poupou, nos últimos três anos, 5.000 euros no preenchimento do IRS, disse ao Expresso de Felgueiras o presidente da junta de freguesia, Marco Silva.

Segundo o autarca, o processo de preenchimento do IRS é feito através do Gabinete do Contribuinte que funciona nas instalações da junta de freguesia, tendo nos últimos três anos preenchido via online 500 declarações.

“O preço de mercado para preencher as declarações situa-se nos 10 euros pelo que poupamos às famílias de Macieira da Lixa e Caramos, nestes últimos três anos, 5.000 euros”, afirmou.

segundo o autarca, todos os anos tem existido um aumento do número de utentes a recorrer ao Gabinete do Contribuinte.

“Este ano a adesão foi superior ao ano transato, recebemos mais de 200 utentes”, assegurou.

O autarca frisou que o serviço foi criado de início para servir a população mais idosa das duas freguesias, mas tem sido procurado, nos últimos três anos, pela comunidade em geral, sobretudo os jovens.

Marco Silva revelou que esta oferta faz parte do leque de serviços que a junta de freguesia tem vindo a prestar aos habitantes das duas freguesias. Além de poupar gastos às famílias, garantiu que o serviço evita burocracias e permite submeter todo o processo de uma forma simples e eficaz.

“É um serviço de proximidade que prestamos às famílias e que tem trazido benefícios para a comunidade”, sustentou, frisando que o objetivo é continuar a prestar este apoio aos habitantes das duas freguesias.

Quanto aos impressos necessários para o preenchimento de IRS, o edil frisou que o utente apenas tem de levar os documentos necessários para o preenchimento da declaração eletrónica, sendo feita, no local, uma avaliação prévia pelo técnico oficial de contas que coloca os dados no portal da Finanças.

“Pedimos inclusive a senha que o contribuinte se este ainda não a tiver pedido. Estamos sempre em contacto do utente, se porventura, for necessário alguma informação adicional ”, avançou.

O Gabinete do Contribuinte além de facultar o preenchimento das declarações de rendimentos ajuda o cidadão a resolver problemas relacionados com as Finanças e a Segurança Social.

In ” Rádio Marcoense” 

http://www.marcoensefm.com/noticias/felgueiras-junta-de-macieira-da-lixa-e-caramos-presta-apoio-do-preenchimento-do-irs/

Felgueiras: Junta de Macieira da Lixa e Caramos presta apoio do preenchimento do IRS

IRS_Lixa_2016.05.12Habitantes de Macieira da Lixa e Caramos poupam 5 mil euros no preenchimento do Imposto Sobre o Rendimento (IRS).

A Junta da União de Freguesias de Macieira da Lixa e Caramos, em três anos, ajudou as famílias a poupar cerca de 5 mil euros no preenchimento do IRS.

O auxílio prestado aos cidadãos através do Gabinete de Apoio ao Contribuinte, “tem sido fundamental, em particular para os seniores que denotam mais dificuldade em lidar com equipamentos informáticos”, salientou o presidente da Junta, Marco Silva.

Segundo o autarca, esta medida “além de contribuir para uma maior poupança por parte das famílias, é também uma forma de aproximar a Junta dos cidadãos”.