ATENÇÃO: Chuva e vento forte nos próximos dias

ATENÇÃO

Chuva e vento forte nos próximos dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu, esta terça-feira, um aviso à população devido às previsões de chuva e vento para quarta-feira e quinta-feira, alertando-a para as medidas de autoproteção e cuidados especiais que devem ter.

Numa nota, a Proteção Civil indica que estão previstos, para quarta-feira e quinta-feira, períodos de chuva, que por vezes podem ser acompanhados por trovoadas, em especial nas regiões Centro e Sul.

A ANPC adianta também que o vento poderá ser forte no litoral e nas terras altas, podendo as rajadas chegar aos 80 quilómetros por hora.

Face às condições meteorológicas, a Proteção Civil alerta para o piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água, a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e inundações, danos em estruturas montadas ou suspensas e possíveis acidentes na orla costeira.

Assim, a ANPC aconselha a adoção de comportamentos adequados, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a adoção de uma condução defensiva, não atravessar zonas inundadas, ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e em zonas ribeirinhas mais vulneráveis a inundações rápidas, e a não praticar atividades relacionadas com o mar.